/ Informativos e Notícias Jurídicas / Preso pode cumprir trabalho externo em empresa da sua família
Imprimir Notícia

Tamanho da letra

21/11/2018 às 15:10 por Informativos e Notícias Jurídicas
Preso pode cumprir trabalho externo em empresa da sua família
FISCALIZAÇÃO DO ESTADO
créditos: Revista Consultor Jurídico, 20 de novembro de 2018, 10h40. Por Jomar Martins


Desde que cumpra todos os requisitos do artigo 37 da Lei de Execução Penal (LEP), é possível a concessão de serviço externo ao preso, mesmo que seja em empresa da sua família.

 

A decisão é da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul ao manter decisão que autorizou um detento a cumprir trabalho externo no salão de beleza da sua família, em Novo Hamburgo.

 

No recurso ao TJ-RS, o Ministério Público contestou a autorização dada ao preso, por se tratar de empresa da própria família. Em contrarrazões, a Defensoria Pública se manifestou pela manutenção da decisão.

 

O relator do agravo, desembargador Sylvio Baptista Neto, disse que o fato do salão de beleza pertencer à tia do preso não impede a concessão do benefício, pois a empresa, em tese, não é diferente das demais existentes no mercado.

 

Além disso, afirmou que, pessoalmente, passou a aceitar a realização de serviço externo em empresa própria ou familiar. "Isso considerando a situação econômica do Brasil e o fato de que quem deve fazer o controle da frequência ao trabalho pelo apenado é o Estado e não o seu patrão", complementou.

 

Baptista Neto citou dois precedentes, do próprio colegiado, autorizando o trabalho externo de presos em empresa de família. A decisão foi unânime.

 

Clique aqui para ler o acórdão.

Processo 70078833696



Espalhe por aí


Comentários
Deixe seu comentário